Meditar durante a Pandemia


A pandemia COVID-19 deixou o mundo muito mais incerto. Nos últimos meses as nossas vidas mudaram. Os nossos hábitos e a forma como trabalhamos ou como desfrutamos dos momentos de lazer, os nossos relacionamentos com a família e com o mundo foram de um momento para o outro limitados.



Naturalmente a nossa saúde física e mental também foi afetada. Atravessamos um momento para o qual nunca fomos preparados. O futuro é incerto. Estamos no modo de auto-sobrevivência dos tempos modernos, no qual o nosso corpo e mente entra num estado de alerta constante de “fuga ou luta”. Permanecer nesse estado de tensão por muito tempo não só prejudica a nossa qualidade de vida, mas também deixa o sistema imunitário mais vulnerável.


Devemos procurar encontrar uma rotina (ou um ritual se preferir ) que trate tanto o corpo quanto a mente, e que nos ajude a encontrar o equilíbrio e o nosso centro e a quebrar o ciclo dos infindáveis ​​"e se" sobre os desafios de amanhã.


Existem muitas maneiras de lidar com a ansiedade causada pela incerteza. Foi comprovado que técnicas de meditação e respiração, e práticas como Yoga e Tai Chi / Chi Kung reduzem significativamente o stress. Tanto o Yoga como o Tai Chi / Chi Kung são práticas antigas que incorporam exercícios físicos de movimento e técnicas de respiração dinâmica para canalizar a energia do nosso corpo. Ambas produzem não só as endorfinas que nos fazem sentir melhor como também libertam as tensões e que se acumulam ao longo do tempo nos músculos, glândulas e nervos.


Não só nas práticas de Yoga ou Tai Chi, como através da meditação, aprendemos a relaxar o corpo e a mente enquanto redefinimos a nossa própria resposta ao stress e à forma como gerimos as nossas emoções. Com a prática vamos alcançando um estado interno de calma, paz e equilíbrio em nós mesmos, que se vai refletir ao longo do tempo.



Partilhamos aqui uma técnica de respiração utilizada no Yoga e que pode fazer em casa ou sempre que se sentir preocupado(a) ou ansioso(a).


1. Escolha um ambiente tranquilo, de preferência sozinho(a).


2. Em silêncio ou com uma música muito suave para aumentar sua sensação de paz, sente-se no chão e cruze as pernas de forma confortável e relaxada. (Pode usar uma almofada para maior conforto) Se se sentir desconfortável sentado(a) no

chão, pode sentar-se numa cadeira com as pernas descruzadas e os pés apoiados no chão.


3. Coloque as mãos sobre as pernas, com as palmas para baixo. Mantenha a coluna direita, os ombros relaxados e feche os olhos. Observe as sensações do seu corpo e da sua mente sem julgamentos.


4. Inspire profundamente e expire lentamente durante alguns minutos enquanto sente o ar a entrar e a sair dos pulmões.


5. Depois inspire contando até 4 e expire contando até 8, trazendo o ar à zona abdominal, contraíndo o umbigo contra as costas em cada expiração, como se estivesse a encher e a esvaziar a barriga de ar. Experimente algumas vezes mantendo a mente concentrada com as contagens durante alguns ciclos. Comece com 2 minutos e aos poucos vai aumentando. A respiração lenta vai abrandar o seu ritmo cardíaco e proporcionar uma sensação de paz e relaxamento de uma forma mais consciente.


6. Volte à sua respiração natural e observe como se sente.


Nas primeiras vezes a mente pode querer convencer-nos a desistir. Acalmar o número de pensamentos pode parecer uma tarefa impossível. Isso é normal! Não tente eliminar os seus pensamentos, deixe-os ir e vir até que sua mente esteja em paz. Pode parecer difícil no início, mas quando praticamos esta técnica de respiração regularmente, descobrimos que a nossa mente começa a relaxar. Em pouco tempo, conseguimos desenvolver o hábito e a capacidade de manter a mente calma em ambientes desafiadores.

Confie no processo! Pela sua saúde!







21 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Siga-nos
  • facebook-square
62372-computer-neon-instagram-icons-hd-i
Endereço

Rua Diogo de Silves

nº 16 loja B

2675-588 Odivelas

 

Onde Estamos
®Estúdio do Risco - Todos os direitos Reservados 2021
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now