MEDITAÇÃO GUIADA

NO ESTÚDIO

 

Todos os meses na primeira sexta-feira

das 21h às 22h.

Entrada Grátis (Implica Marcação)

Marcações: 913381122 / 914631755

A meditação é uma prática que, através de um conjunto de técnicas, busca treinar o foco e atenção ao mesmo tempo que ajuda a reduzir a ansiedade e o stress. A Meditação Guiada é também conhecida por proporcionar maior clareza mental enquanto relaxa o sistema nervoso, permitindo-lhe maior controlo sobre as suas emoções e ajuda também o sistema imunitário. Meditar estimula também a concentração e a memória, desenvolve a intuição entre tantos outros benefícios...

A sua origem é muito antiga, remontando às tradições orientais, especialmente o Yoga e o Budismo

A palavra meditar tem origem no latim mederi, que significa “tratar, curar, dar atenção médica.

 

A meditação é uma prática que consiste em  focar a mente na própria respiração, numa visualização ou num mantra

O Objectivo da Meditação não é controlar os pensamentos, mas impedir que eles nos controlem a nós. Neste mundo stressado é importante encontrarmos um momento para nos "desligarmos" e olharmos para dentro, tranquilizarmos a nossa mente que passa o dia e a noite a trabalhar e a dar-nos mais que pensar.

Muitas vezes as pessoas não querem meditar porque o acto de meditar significa o confronto com o que se passa no seu interior. Mas essa coragem de olhar para dentro revela que a pessoa está disposta a assumir responsabilidade pelo que vai dentro de si, o que se irá reflectir positivamente em todos os aspectos da sua vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

A Postura certa

A prática de meditação pode ter inúmeras variantes quanto à postura do corpo, objecto de meditação e objectivo da prática. A meditação pode ser praticada por diversos motivos: desde o simples relaxamento até a busca pelo Nirvana. Muitos praticantes de meditação têm relatado melhorias na concentração, consciência, auto-disciplina entre outros.

A meditação pode ser realizada em todas as posturas, seja deitado, sentado no chão ou numa cadeira, ou em pé. A posição sentada é a mais comum por ser considerada a mais fácil, onde o corpo se encontra em repouso mas ainda alerta.

A famosa 'Posição de lótus difundiu-se muito como sinónimo de meditação por ser usada no Yoga como uma posição ideal de meditação, onde mantém o corpo estável, sendo entretanto difícil de alcançar. Inúmeras posições de meditação podem ser usadas como de joelhos, semi-lótus, etc.

Nas Nossas Meditações no Estúdio praticamos a Meditação de grupo em cadeiras, porque apesar da posição de lótus (sentados no chão de pernas cruzadas) ser fácil para algumas pessoas ao fim de vinte, trinta ou quarenta e cinco minutos o que deveria ser relaxante acaba por se tornar incómodo.

Duração

Normalmente não há um tempo mínimo pré-estabelecido.

Pode iniciar-se por um período de poucos minutos e, conforme se aperfeiçoa, esse tempo pode aumentar em horas, dias, (ou em casos excepcionais, até meses)

É normal que ao início seja mais difícil abstrair-se de todos os pensamentos, daí que seja tão importante concentrar-se na sua respiração. Qualquer pensamento que surja não desanime, acolha-o e deixe-o ir, voltando-se novamente para a respiração.

É importante ressaltar que a frequência da prática irá influenciar muito os resultados.

O que é a Meditação?

"É normal que ao início seja mais difícil abstrair-se de todos os pensamentos,

daí que seja tão importante concentrar-se na sua respiração"

Benefícios da Prática de Meditação

1. Controla e Reduz a Ansiedade

2. Maior consciência e controle da sua respiração

3. Maior clareza mental

4. Aumenta a Energia

5. Relaxa o sistema nervoso

6. Reduz o Stress

7. Controlo das Emoções

8. Melhora o humor

9. Ajuda o sistema imunitário

10. Diminui a intensidade das enxaquecas

11. Alivia a Raiva e a Depressão

12. Baixa a Pressão sanguínea

13. Sensação de Paz e Calma

14. Maior Concentração

15. Ajuda a libertar dos medos

16. Desenvolve a Intuição

17. Aumento da Produtividade

18. Maior Controlo Mental

19. Estimula a Memória

20. Alivia as Insónias

 

Se sente que precisa melhorar qualquer uma destas características do seu corpo e mente, pratique Meditação.

Sozinho ou em grupo, em meditação individual ou guiada.

Com a continuação, o seu bem-estar físico e mental revelar-se-á

Todos os Meses na primeira Sexta-Feira às 21h

Entrada Grátis (Implica Marcação)

Inscrições Limitadas

 
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